Como os dentes se movem

Bem, você usa aparelho ortodôntico e seus dentes estão se ficando alinhados… Mas você sabe como os dentes se movimentam?

A forma como o corpo produz movimentos dentários é um processo surpreendente e complicado. O Dr. Willian, Ortodontista da Allegro Saúde Oral explica de de uma forma simples:

Esse processo envolve muitos tecidos, células e substâncias de sinalização celular diferente. Quando uma força é aplicada às raízes dos dentes por meio dos bráquetes do aparelho ortodôntico, as células do osso e tecidos que rodeiam a raiz (ligamento periodontal) são estimuladas a agir. As células do corpo denominadas Osteoblastos (célula jovem formadora dos ossos ) e Osteoclastos (célula cuja função é a reabsorção da matriz óssea, além da regeneração e da remodelação do tecido ósseo ) adicionam e removem osso, respectivamente.

Onde há pressão no ligamento periodontal, os osteoclastos começam a agir, reabsorvendo osso. No lado oposto, onde há tensão, os osteoblastos produzem osso. Essa combinação produz a remodelação do osso e movimento do dente.

Como os dentes se movimentam com aparelho ortodôntico

Há um intervalo de tempo a partir do momento em que a pressão e as forças são aplicadas até que ocorra o movimento do dente real. O atraso no movimento dentário é principalmente devido à forma como o corpo remove o osso adjacente ao dente. Muitas vezes, o osso não é removido imediatamente ao lado do dente, mas sim uma distância longe da raiz. As células podem levar 1 a 2 semanas antes de o osso ser removido perto do dente.

Após a fase inicial de quase nenhum movimento dentário, o osso então sofre alterações significativas, e o dente começa a se mover mais rapidamente. Isso geralmente ocorre nas 2 ou 3 semanas seguintes, e também depende da quantidade de força ainda ativa no dente.

Como os dentes se movimentam com aparelho ortodôntico

No início do tratamento, o ortodontista da Allegro pode usar um fio flexível que também tem um tempo de ativação mais longo. O fio fornece uma força suave, ativa durante um longo período de tempo. As consultas de ativação podem ser agendadas com intervalos de 4 a 12 semanas (dependendo do tipo de fio ortodôntico : fios termo-ativados podem permanecer mais tempo sem ativações ou trocas). Em estágios mais avançados do tratamento, como os fios tornam-se menos flexíveis, o intervalo entre as consultas pode ser entre 3 e 6 semanas, para a ativação mais frequente e manter as forças ativas.

A duração do tratamento ortodôntico está relacionada com a forma como os dentes se movem. Há muitos fatores que contribuem para a variação na movimentação dos dentes:

  • crescimento corporal
  • uso de medicamentos
  • algumas doenças
  • cooperação do paciente
  • qualidade e tipo de aparelho ortodôntico utilizados no tratamento

Mas pode ficar tranquilo, o ortodontista da Allegro dará todas as orientações para que seu tratamento ortodôntica seja o mais breve, confortável e eficiente possível.

About Dr Willian

Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com duas pós-graduações e Especialista em Ortodontia. Atende em Joinville, Balneário Camboriú, Itajaí (SC), e em Matinhos (PR).