DSD - Digital Smile Design

O Digital Smile Design (DSD) significa Desenho Digital do Sorriso. É uma moderna ferramenta de planejamento conceitual dental. Usado principalmente em Odontologia Estética, para fortalecer a visão de diagnóstico, melhorar a comunicação e aumentar a previsibilidade ao longo do tratamento. O Digital Smile Design é usado por dentistas para o redesenho do sorriso. Com ele, o paciente já consegue visualizar como será o resultado da mudança do sorriso antes mesmo de começar o procedimento.

Hoje em dia, as pessoas querem mais do que ter uma boca livre de problemas biológicos e funcionais. Elas desejam possuir belos sorrisos, integrados com as suas características físicas e,mais ainda, em harmonia com seus aspectos emocionais. A Odontologia evoluiu ainda mais para atender às demandas e expectativas estéticas do paciente moderno. E para alcançar isso, modernos dentistas precisam ir além dos limites da odontologia tradicional e adquirir um conjunto de habilidades artísticas e visão para se tornar “Designers de Sorrisos” e é aí que DSD desempenha um papel fundamental.

O conceito DSD foi desenvolvido por um dentista brasileiro e Técnico Dental (ceramista) Dr. Christian Coachman em 2007 e ao longo dos anos tem evoluído significativamente. Além da Odontologia Estética (Prótese e Dentística Restauradora), o DSD também está sendo utilizado no planejamento do tratamento esteticamente orientado em várias outras especialidades odontológicas, como Implante, Periodontia, Ortodontia e Cirurgia Ortognática.

O conceito é baseado na análise de proporções faciais e dentais de um paciente usando uma série de vídeos digitais e um conjunto de fotografias digitais de alta qualidade. Quando todos estes dados são reunidos, eles são transferidos para um computador para, e seguida, serem calibrados usando uma régua digital para a manipulação de imagens e redesenho do sorriso. Uma vez que um projeto final do sorriso digital foi personalizado, pode ser compartilhado com técnicos de prótese dentária e demais especialistas envolvidos na execução do tratamento.

O plano de tratamento também pode ser apresentado elegantemente para o paciente. Assim que é digitalmente aprovado pelo paciente ele pode ser transferido e testado esteticamente na boca, por meio de um modelo criado por um técnico dental utilizando a mesma análise calculada. Isso permitirá que o paciente tenha uma nova experiência estética, funcional e emocional com um novo sorriso, aumentando assim a sua confiança no processo e aceitação do tratamento proposto.

O conceito DSD visa ajudar um dentista em três seguintes aspectos do processo:

  • Melhorar o planejamento estético e o design do sorriso –  melhorando a visualização de problemas estéticos do paciente e dar insights sobre possíveis soluções.
  • Melhorar a comunicação entre a equipe dental interdisciplinar  – facilitando o processo de comunicação de uma forma simples, os resultados são muito mais satisfatórios e eficientes.
  • Melhorar a comunicação com o paciente – envolvendo-os visualmente no projeto do sorriso e processo de decisão de acordo com suas vontades e desejos. A questão fundamental é: o que o paciente quer expressar com o seu sorriso? Vários projetos de sorriso podem ser criados, cada um com uma personalidade específica. A chave está em descobrir o que o projeto irá harmonizar com os aspectos morfo-psicológicos odontológicos (visagismo) do paciente.

Mas acima de tudo, o DSD procura levantar a cortina de uma nova era da odontologia digital para o público em geral que é mais orientada esteticamente, humanística, emocional e artística, assim, aumentando ainda mais o prestígio da nobre profissão de dentista aos olhos da sociedade, porque não há na vida coisa mais importante do que um saudável, natural, confiante e elegante belo sorriso!