Os laminados dentais (facetas e lentes de contato) são uma excelente alternativa para corrigir a forma e cor dos dentes. O laminado é um tipo de restauração dental que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes. Esse tipo de tratamento pode ser executado com resina composta (diretamente na boca do cliente). Porém, para melhores resultados estéticos e de estabilidade de cor, o uso de porcelana é mais indicado. Neste caso, os laminados dentais são confeccionados em um laboratório e, posteriormente, aplicados nos dentes do paciente.

A principal indicação dos laminados dentais, sejam eles lentes de contato ou facetas, é estética: corrigir dentes escurecidos ou manchados excessivamente, amplas restaurações, ou aspectos anatômicos e mal formações na parte frontal dos dentes. Enfim, é uma excelente opção para conseguirmos um sorriso mais harmônico, claro e bonito.

A seguir, vamos explicar as diferenças entre os dois tipos mais comuns de laminados dentais: as facetas e as lentes de contato dentais.

Facetas dentais

Facetas DentaisAs facetas cerâmicas estão entre as mais modernas construções feitas inteiramente dos materiais biologicamente toleráveis. Elas dizem respeito apenas à superfície externa do dente. Em termos gerais, estes são revestimentos dentados feitos de cerâmica. O mesmo material pode ser feito para recheios dentais. Eles têm uma espessura de 1 mm e com êxito imitam dentes reais. Portanto, dizemos que as facetas dentárias são próteses dentárias que cobrem parcialmente o dente, o procedimento é menos invasivo do que a colocação da coroa do dente.

As Facetas de Porcelana são indicadas para quase todos os tipos de dentes diferentes ou esteticamente insatisfatórios que envolvem:

  • Manchas- escurecidas, amareladas ou até esbranquiçadas oriundas de fluorose;
  • Alteração de cor – devido à tratamento de canal;
  • Diastemas – dentes afastados
  • Dentes de tamanhos irregulares – pequenos ou grandes demais;
  • Dentes tortos ou desalinhados;
  • Sorrisos gengivais acentuados – que não conseguem ser corrigidos apenas com gengivectomia/ gengivoplastia, dentre outros.

Devido à sua composição, as facetas dentárias cerâmicas permitem que a luz transite da mesma forma que o esmalte dental. Esta é a razão pela qual elas representam uma opção adequada para reparos cosméticos consistindo em substituir o esmalte da parte exterior do dente.

Lente de contato dental

Lente de Contato DentalA Lente de Contato é mais fina e translúcida. A espessura dela costuma variar entre 0,2 mm a 0,7 mm e, a partir daí, a peça já passa a ser considerada uma faceta. Na maioria dos casos é necessário fazer um preparo mínimo de até 0,3 mm para instalar as lentes de contato. Algumas das principais indicações de lentes de contato dental são:

  • Dentes diastemados (afastados) por natureza devido a fatores genéticos;
  • Dentes pequenos;
  • Dentes de formato irregular.

Essas indicações geralmente se tratam de dentes bem posicionados no arco dentários e que não possuem diferenças de cor ou manchas evidentes entre os demais dentes da boca que não receberão as lentes. Caso contrário, já possuem indicação para facetas, que terão uma espessura mais acentuada e garantirá o recobrimento completo de manchas por exemplo.

Vale ressaltar que, independentemente de haver uma diferença em espessura entre a faceta e a lente de contato, só quem define o que é mais indicado para o seu problema é um dentista especialista nesta área. Na hora de escolher o seu tratamento, busque a Allegro Saúde Oral, porque temos experiência e trabalhamos com os melhores materiais do mercado.