Freqüentemente nossos clientes (na clínica), amigos e parentes (em encontros informais) nos perguntam: qual seria a melhor escova dental que existe? Bem, é um pouco complicado ter uma resposta única a essa pergunta. O que sempre faço é explicar quais características são necessárias para que uma escova dental seja IDEAL:

  • Cabeça retangular, pequena, com cantos arredondados
  • Cerdas macias, com pontas arredondadas, dispostas em 3, 4 ou 5 fileiras de tufos. As cerdas devem ser da mesma altura.
  • Cabo com secção retangular ou sextavado, permitindo assim uma melhor manipulação da escova (grip).
  • Esse conjunto de características permitam a desorganização da placa bacteriana.

Uma escova dental que contempla essas características de forma próxima ao ideal, sendo, por isso, considerada a melhor escova dental do Mundo, é a Curaprox Ultra Soft CS 5460B. O nome já impressiona, não é mesmo?

Curaprox

Desenvolvida cientificamente, com tecnologia suíça, pela Curaden,  o diferencial desta escova está nas cerdas: são 5460 filamentos ativos “ultrasoft”, que possuem ação seletiva sobre a placa bacteriana, não provocando retração gengival em longo prazo. Os filamentos das cerdas das escovas são feitos de CUREN® e mesmo molhados mantêm a sua superior firmeza original. Isto permite o uso de cerdas muito mais finas que possibilitam uma escovação profunda e com maciez. As cerdas de CUREN®, devido à sua resiliência, podem absorver as cargas geradas durante a escovação. Ou seja, é um material ultra suave e ao mesmo tempo resistente, com grande capacidade e poder de limpeza.

O cabo da Curaprox possui um desenho sextavado, que possibilita naturalmente sua utilização na angulação correta durante o ato da escovação. É uma escova lisa, sem nichos de retenção de bactérias que evita a adesão e proliferação de microorganismos e fungos, não possui similar no mercado mundial.

A função principal de uma escova de dente é remover a placa bacteriana, isto é, destruir a camada deste biofilme dentário que cresce e assim remover a quantidade de placa bacteriana de forma segura. Uma total remoção da placa bacteriana não é possível nem desejável pois, uma boca estéril não seria nada saudável. Apenas as camadas de placa bacteriana relativamente compactas e antigas causam cáries e inflamação das gengivas.

 A diferença da Escova Dental Curapox 5460 Ultra Soft para as escovas comuns

Devido ao grande número de cerdas e ao pequeno diâmetro das fibras (apenas 0,10 milímetros de espessura), consegue atingir locais totalmente inacessíveis às escovas comuns e ser mais eficiente que escovas mais duras. Com sua utilização, a escova vai se moldando a curvatura superfície dental, além de absorver as cargas geradas durante a escovação por sua resiliência.

Depois de conhecer a Curaprox, passei a utilizá-la para comprovar estas características. Realmente é uma ótima escova, muito macia, o que evita lesões na gengiva e desgastes do esmalte dental.  Passou a ser minha primeira recomendação quando questionado sobre escovas dentais. A Allegro Saúde Oral disponibiliza, sob encomenda, as escovas Curaprox ao clientes.

Para mais informações, consulte o website da Curaprox, clicando aqui .

Curaprox

About Dr Willian

Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com duas pós-graduações e Especialista em Ortodontia. Atende em Joinville, Balneário Camboriú, Itajaí (SC), e em Matinhos (PR).